Powerhouse Trondheim



O maior edifício de energia positiva da Noruega

Descrição do projeto
A vida cotidiana em Trondheim é muito diferente da portuguesa. Na verdade, localizada a 63 graus ao norte do equador, a cidade recebe apenas 5 horas de luz do dia no inverno. Mas, no verão, 20 horas de luz. Em suma, variações muito extremas e, acima de tudo, que não parece totalmente ótimo para a geração de energia solar. No entanto, o estúdio de arquitetura Snøhetta acaba de concluir o maior edifício de energia positiva da Noruega.
Portanto, o edifício deve gerar duas vezes mais energia do que consome. A área de superfície de seu painel solar seria tão eficiente que funcionaria como um minirreator para a cidade de Trondheim. Na verdade, a estrutura forneceria o seu excedente de energia solar aos edifícios vizinhos.
Além disso, o isolamento do prédio é projetado especificamente para limitar as necessidades de aquecimento e fornecer boa ventilação. Portanto, será muito confortável trabalhar neste edifício. E um sistema de “Liquid Light ” foi colocado em prática, que de outra forma se traduz como Luz Líquida. Assim, este sistema visa produzir iluminação artificial que se adapte ao ambiente. Graças a centenas de sensores e, dependendo da luz externa, o cenário de iluminação será escalonável. Para reduzir a dependência de luz artificial.

Um projeto de grande escala

O projeto "Powerhouse Trondheim" conceitualiza a ideia de que as estruturas podem ser autossuficientes, mas, mais importante, criam energia para abastecer a cidade e os edifícios ao seu redor. Portanto, o prédio amortizaria a dívida de energia gerada para sua construção.
Na verdade, a Powerhouse Trondheim não é o primeiro edifício a ser construído com este modelo. Na realidade, é o quinto mini-reator depois da Drøbak Montessori High School, da Harvard HouseZero e da Kjørbo Power Station ou da casa-piloto ZEB. Portanto, todas essas construções serão positivas para o nosso meio ambiente nos próximos 60 anos.
Powerhouse Brattørkaia consiste em escritórios com uma enorme clarabóia em seu telhado poligonal íngreme. Assim, a inclinação permite que a luz solar seja filtrada, mas também otimiza a recuperação máxima de energia. Além disso, cerca de 2.867 m2 de painéis solares compõem sua cobertura para tornar o edifício autossuficiente.

A experiência SFS
Em primeiro lugar, SFS interveio no projeto Powerhouse Trondheim para garantir a instalação dos painéis fotovoltaicos traseiros com perfis Omega. Além disso, fornecemos sistemas NV3 standard e também feitos sob medida para a fixação dos painéis de fachada. E sistemas de fixação HT.
Portanto, em muito pouco tempo, a SFS auxiliou no planejamento do projeto e sua implementação. Também recebemos suporte da Nvelope para os cálculos. A nossa agilidade, profissionalismo e produtos de qualidade permitiram que a obra decorresse perfeitamente. Como resultado disso o nosso cliente confiou-nos um novo projeto autossuficiente: o Powerhouse Telemark.

As referências usadas

Perfis Omega
Sistemas NV3 standard
Sistemas NV3 Personalizados
Ligações HT-S-FH-FT



Certificado BREEAM

Características do projeto

Localização
Trondheim, Noruega

Altura do edifício

84,5 metros de altura, 18 andares

Superfície
17.800m2

Superfície do painel solar

2.867m2

Eficiência energética

458 457 kWh por ano

Aplicação
Fachada ventilada, solar

A experiência SFS
Sistemas de estrutura, fixações, rebites telescópicos e ferramentas

Principais fatores de sucesso
Suporte técnico e estreita colaboração com as partes interessadas. Assistência durante o planejamento do projeto. 
Powerhouse Trondheim - vista global desde arriba
Powerhouse Trondheim - vista global del proyecto
Powerhouse Trondheim -durante la construcción
A carregar
A carregar
Close now